31 maio 2004

Segunda-feira



O despertador toca…são horas de levantar, é segunda-feira, uma nova semana, novo ciclo, ou velho, porque se repetem rotinas, gestos cansados.
Um duche à pressa, o pequeno-almoço por tomar, não há tempo, estamos atrasados, mas atrasados para quê e porquê?
Na pressa de chegar a lado algum, esquecemo-nos de sorrir, de dar os bons dias e nem vimos o vizinho que desceu connosco no elevador e que o faz repetidamente todos os dias ao longo dos anos.
Estamos cegos com o ritmo alucinado da vida, com o transporte que temos que apanhar, com as metas que o chefe impôs, com a competição desleal dos colegas de trabalho, com o carro novo do vizinho, e sei lá o que mais.
Apenas cegos, porque queremos ter, ter mais, que o outro, mais que o amigo, mais que o familiar, temos que vencer a todo o custo.
Na pressa esquecemos de amar, esquecemos o/a companheiro/a, esquecemos os filhos e mais grave que isso tudo esquecemo-nos de nós mesmos.
Se parássemos um pouco…apenas uns breves segundos…veríamos que o “ser”, sim o “ser” é o mais importante da vida. Ser leal, ser amigo, ser companheiro, apenas ser, cultivar os verdadeiros tesouros da vida, o amor, a paz, a serenidade.
Saber sorrir, saber partilhar…
Sonhadora? Talvez…utópica? Não, não é utopia saber “ser”, afinal na pressa da vida endividamo-nos material e espiritualmente.
Mais uma segunda feira…mais uma semana, repetitiva, cansativa, desgastante para a alma sedenta do “ser”, mas inundada do “ter”.
O que fazer? A vida é complicada e competitiva, solicita-nos para termos cada vez mais…
Cada um, no seu recanto íntimo da alma, com certeza encontrará o seu caminho, encontrará respostas para estas questões e saberá parar uns breves segundos para reflectir.
Eu busco o meu caminho do “ser”, eu procuro as minhas respostas, no mais fundo do meu baú…cabe a cada um encontrar as suas respostas.
Então porque escrevo se não dou soluções? Não é esse o meu intuito, mas sim reflectir em voz alta, partilhar minhas reflexões e alertar…o resto…cada um terá que fazer a sua parte.


Angelis

Sem comentários:

Enviar um comentário

Como gostaria…

  Como gostaria que só houvessem dias de sol, risos e gargalhadas, abraços sentidos e muita alegria. Como gostaria que a chuva varresse o ...