23 março 2009

À volta do número cinco…

Cinco, os dedos da mão.
Cinco, os dedos do pé.
Cinco, são os sentidos.
Cinco, são as vogais.
Cinco, as pontas de uma estrela.
Cinco, as linhas da pauta musical.
Cinco, os arcos da bandeira olimpica.
Mas também cinco de Outubro é o dia do nascimento de meu Pai.
Cinco de Dezembro o dia de nascimento de minha Mãe.
Cinco de Julho o dia do seu casamento.
E, este ano, a cinco de Julho, comemoram 50 anos de casados.
Mais…hoje, este blog, faz 5 anos.
Atracção pelo número cinco? Coincidências da vida?

Foi contando objectos com outros objectos que a humanidade começou a construir o conceito de número. Para o homem primitivo o número cinco, por exemplo, sempre estaria ligado a alguma coisa concreta: cinco dedos, cinco peixes, cinco bastões, cinco animais, e assim por diante. A idéia de contagem estava relacionada com os dedos da mão.

Assim, ao contar as ovelhas, o pastor separava as pedras em grupos de cinco. Do mesmo modo os caçadores contavam os animais abatidos, traçando riscos na madeira ou fazendo nós em uma corda, também de cinco em cinco.
Para nós, hoje, o número cinco representa a propriedade comum de infinitas colecções de objectos: representa a quantidade de elementos de um conjunto, não importando se trata de cinco bolas, cinco skates, cinco discos ou cinco aparelhos de som. É por isso que esse número, que surgiu quando o homem contava objectos usando outros objectos, é um número concreto.
Coincidência ou não…a verdade está ai…cinco anos de blog é muito tempo e por aqui permanecerei enquanto me apetecer, enquanto tiver vontade de partilhar algo convosco.

Até lá…sirvam-se de 1 fatia de bolo e OUSEM SER FELIZES!!!

5 comentários:

  1. O meu blog também fez 5 anos;) Nós já nos conhecemos há mais de cinco anos :)))))) e só tenho mais cinco minutos para estar pronto para o trabalho :):)

    Parabéns, por muitos e bons, que eu cá virei enquanto por aqui andares.

    Um fã incondicional ;)

    ResponderEliminar
  2. E cá estou eu que também sou da mesma geração... E sabia que é hoje o dia do teu blog. E vê que o dia 23 se somares 2+3 dá cinco. Há coincidências para nos fazer pensar.
    Beijinhos e parabéns, parabéns, parabéns, parabéns, parabéns para se repetir o cinco :)

    ResponderEliminar
  3. Olá parabéns pelo quinto aniversário do seu espaço, desejo muita saúde e forca para continuar os seus posts muitos parabéns, a boa maneira Americana happy birthday.

    Paulo Almeida emigrado nos E.U.A.
    Florida 2009

    http://mynameisfairplay.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ó "pramim" quando faltam 5 minutos para ir ao ginásio :):) eheheheheheh

    ResponderEliminar
  5. Parabéns, Angela pelo 5º anv.do teu blogue e por todas as coincidências que encontraste. Faço votos de estar aqui, daqui a 5 anos para te dar os parabéns pelo 10ª Aniversário

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin