Não é fácil viver o dia a dia dos efeitos secundários da quimioterapia, por mais força e animo que tenhamos.
São debilitantes, deixam-nos sem forças e levam-nos à cama e ao repouso.
A verdade é que não somos feitas/os de ferro para podermos aguentar tudo com um sorriso, como se nada se passasse connosco, somos seres humanos e como tal, sofremos os efeitos dos químicos.
Isto não quer dizer que tenhamos perdido a força e a vontade de lutar, apenas que ficamos, fisicamente, muito fragilizados, que necessitamos “escutar” nosso corpo, descansar e fazer tudo o que é preciso para que, entre as sessões de quimioterapia, ele recupere.
Alimentação saudável e equilibrada, caminhadas curtas ou longas (depende de cada um) boas noites de sono, são factores fundamentais para um equilíbrio saudável do corpo.
Outro factor fundamental neste processo todo é termos uma postura mental saudável, forte e não permitirmos que o pessimismo se instale.
Fé, Esperança, Força, Vontade de nos curarmos, apoio da Família são essenciais. Partilha do que sentimos, do que nos preocupa e aflige, do que nos dói, só assim, os que nos rodeiam nos podem ajudar e acompanhar.
Não é vergonha pedir ajuda, se não conseguimos enfrentar o cancro sozinhos, não é vergonha estarmos carecas, sem uma mama, termos dores, chorarmos, sentirmo-nos frágeis, ou não conseguirmos fazer o que fazíamos antes.
Tudo é temporário, tudo passa, temos que ter um ÚNICO OBJECTIVO…A CURA.
Não tenho vergonha de dizer e assumir que tenho uma FÉ inabalável em DEUS, e que essa Fé me guia e ilumina meus dias neste processo todo.
Tenho FORÇA para lutar e vencer o cancro, ESPERANÇA em dias melhores e um dia destes, quando der conta, ele já foi embora e acabou…
Até lá, mesmo não sendo fácil, não desistamos de lutar, mesmo com dias muito difíceis, em que não apetece sair da cama.
Afinal, somos e seremos LUTADORAS e CARECAS POWER e um dia diremos: EU VENCI!!!
FELIZ 2014 para todos e…OUSEM SER FELIZES!!!
Espreitem o Pé de Vento [23/Março/04] sem medo ou sustos, pois é apenas uma leve brisa que sopra do coração.
27 dezembro 2013
17 dezembro 2013
Votos, Natal e Metas
Na inocência deste bebé, nos revemos na nossa infância distante, em que colocávamos o sapatinho debaixo da árvore de Natal e acreditávamos na vinda do Pai Natal, com o saco cheio de prendas e ansiosos, sonhávamos com aquele presente especial, que esperávamos que ele trouxesse.
Vemo-nos por ai e atenção aos doces e rabanadas :):)
Hoje, adultos, já não esperamos pelo Pai Natal, mas preservamos a tradição pelos filhos pequenos, pelos netos, e esquecemos que o Natal é a celebração do nascimento de Jesus, é a celebração da Família.
Por isso, aqui vos deixo a minha árvore, como os meus votos, para todos, o meu presente de Natal para todas as Famílias.
Claro que, deixo, também, o meu cartão de Boas Festas, e não posso deixar de desejar 3 coisas fundamentais...Paz, Esperança e Fé.
E, neste Tempo de mudança, traço minhas metas para o Novo Ano, com essa Esperança e Fé, que fazem parte do meu caminho e que desejo para todos os meus AMIGOS e suas Famílias.
Desistir? NUNCA, por mais que as dificuldades apertem.
Tenhamos todos PAZ, ESPERANÇA e FÉ.
05 dezembro 2013
MÃE
Poderia oferecer-lhe o Mundo e ainda seria pouco, por tudo o que ela fez e faz por mim, e se calhar, não será preciso tanto, um abraço, um beijo, um "OBRIGADA", um "AMO-TE" chegará para um coração de MÃE.
O que interessa é que quero aqui e agora, agradecer-te a VIDA, e, apesar de tudo, ainda poderes cuidar de mim, nesta fase delicada e de doença da minha vida.
Abdicaste de muito por nós, se calhar, de muitos sonhos, e por isso te somos gratas (eu e sister) e esperamos poder celebrar muitos Aniversários contigo, por muitos e bons anos, a chatear-te o juízo :) :)
Fica aqui um grande xi coração das tuas filhas, na altura em que ainda te davam muito trabalho (acho que agora dão mais)
Um grande xi coração dela também, para a Vovó do seu coração
01 dezembro 2013
Dia Mundial de Luta contra SIDA
Apesar de se comemorar, hoje, o Dia Mundial contra a SIDA, e depois de tantos anos de luta para encontrar uma cura, de luta contra o preconceito, em pleno século XXI, ainda existe o estigma da doença, ainda existe o preconceito contra quem é seropositivo, ou sofre da doença.
Há que abolir preconceitos e estigmas, pois no que diz respeito a doenças, ninguém pode dizer: "desta água não beberei", que será o mesmo que dizer que: "não serei infectado pelo vírus da SIDA".
E, porque é domingo, e porque se inicia um novo mês, o último deste ano, fica aqui, uma música e um ritmo diferente, num dia frio mas cheio de sol.
Pensem que, ninguém é imune a nenhuma doença, mas que há cura para o preconceito, basta querermos. Entretanto...amem sem medo!!!
Riam muito!!!
Abracem ainda mais!!!
E...nunca se esqueçam...OUSEM SER FELIZES!!!
Há que abolir preconceitos e estigmas, pois no que diz respeito a doenças, ninguém pode dizer: "desta água não beberei", que será o mesmo que dizer que: "não serei infectado pelo vírus da SIDA".
E, porque é domingo, e porque se inicia um novo mês, o último deste ano, fica aqui, uma música e um ritmo diferente, num dia frio mas cheio de sol.
Pensem que, ninguém é imune a nenhuma doença, mas que há cura para o preconceito, basta querermos. Entretanto...amem sem medo!!!
Riam muito!!!
Abracem ainda mais!!!
E...nunca se esqueçam...OUSEM SER FELIZES!!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Pensamento do dia...
Quando nos escolhemos, conseguimos SER, VER, SENTIR e o Mundo á nossa volta torna-se mais leve, mais tolerável e a caminhada menos pesada. ...

-
Quando começamos a escrever, não escrevemos com a intenção de contar as palavras ou as letras, escrevemos porque nos apetece e terminamo...
-
Se ninguém deixaria de ser feliz por nós, porque deixaríamos que a nossa felicidade dependa dos outros? Pensem nisso e...OUSEM SER FELI...
-
(foto de Álvaro Rocho) Há uns dias, reencontrei alguém que não via há 18 anos… Fiquei admirada, pois não esperava esta surpresa da vida,...