27 dezembro 2013

Não é fácil…

Não é fácil viver o dia a dia dos efeitos secundários da quimioterapia, por mais força e animo que tenhamos. São debilitantes, deixam-nos sem forças e levam-nos à cama e ao repouso.
A verdade é que não somos feitas/os de ferro para podermos aguentar tudo com um sorriso, como se nada se passasse connosco, somos seres humanos e como tal, sofremos os efeitos dos químicos.
Isto não quer dizer que tenhamos perdido a força e a vontade de lutar, apenas que ficamos, fisicamente, muito fragilizados, que necessitamos “escutar” nosso corpo, descansar e fazer tudo o que é preciso para que, entre as sessões de quimioterapia, ele recupere.
Alimentação saudável e equilibrada, caminhadas curtas ou longas (depende de cada um) boas noites de sono, são factores fundamentais para um equilíbrio saudável do corpo.
Outro factor fundamental neste processo todo é termos uma postura mental saudável, forte e não permitirmos que o pessimismo se instale.
Fé, Esperança, Força, Vontade de nos curarmos, apoio da Família são essenciais. Partilha do que sentimos, do que nos preocupa e aflige, do que nos dói, só assim, os que nos rodeiam nos podem ajudar e acompanhar.
Não é vergonha pedir ajuda, se não conseguimos enfrentar o cancro sozinhos, não é vergonha estarmos carecas, sem uma mama, termos dores, chorarmos, sentirmo-nos frágeis, ou não conseguirmos fazer o que fazíamos antes.
Tudo é temporário, tudo passa, temos que ter um ÚNICO OBJECTIVO…A CURA.
Não tenho vergonha de dizer e assumir que tenho uma FÉ inabalável em DEUS, e que essa Fé me guia e ilumina meus dias neste processo todo.
Tenho FORÇA para lutar e vencer o cancro, ESPERANÇA em dias melhores e um dia destes, quando der conta, ele já foi embora e acabou…
Até lá, mesmo não sendo fácil, não desistamos de lutar, mesmo com dias muito difíceis, em que não apetece sair da cama.
Afinal, somos e seremos LUTADORAS e CARECAS POWER e um dia diremos: EU VENCI!!!
FELIZ 2014 para todos e…OUSEM SER FELIZES!!!

17 dezembro 2013

Votos, Natal e Metas

Na inocência deste bebé, nos revemos na nossa infância distante, em que colocávamos o sapatinho debaixo da árvore de Natal e acreditávamos na vinda do Pai Natal, com o saco cheio de prendas e ansiosos, sonhávamos com aquele presente especial, que esperávamos que ele trouxesse.


Hoje, adultos, já não esperamos pelo Pai Natal, mas preservamos a tradição pelos filhos pequenos, pelos netos, e esquecemos que o Natal é a celebração do nascimento de Jesus, é a celebração da Família. 
Por isso, aqui vos deixo a minha árvore, como os meus votos, para todos, o meu presente de Natal para todas as Famílias.

 

 Claro que, deixo, também, o meu cartão de Boas Festas, e não posso deixar de desejar 3 coisas fundamentais...Paz, Esperança e Fé.


E, neste Tempo de mudança, traço minhas metas para o Novo Ano, com essa Esperança e Fé, que fazem parte do meu caminho e que desejo para todos os meus AMIGOS e suas Famílias. 
Desistir? NUNCA, por mais que as dificuldades apertem. 
Tenhamos todos PAZ, ESPERANÇA e FÉ.


Vemo-nos por ai e atenção aos doces e rabanadas :):)

05 dezembro 2013

MÃE


Como se agradece à nossa MÃE, ou se dá os parabéns no dia do seu 78º aniversário, quando sabemos, nesta altura da vida que ainda precisamos dela?
Poderia oferecer-lhe o Mundo e ainda seria pouco, por tudo o que ela fez e faz por mim, e se calhar, não será preciso tanto, um abraço, um beijo, um "OBRIGADA", um "AMO-TE" chegará para um coração de MÃE.


Confesso que, esta foto, não te favorece muito, pois estás de braço empenado, mas é a mais actual que tenho, mas isso não interessa para nada.
O que interessa é que quero aqui e agora, agradecer-te a VIDA, e, apesar de tudo, ainda poderes cuidar de mim, nesta fase delicada e de doença da minha vida.
Abdicaste de muito por nós, se calhar, de muitos sonhos, e por isso te somos gratas (eu e sister) e esperamos poder celebrar muitos Aniversários contigo, por muitos e bons anos, a chatear-te o juízo :) :)


Lembras-te desta foto?
Fica aqui um grande xi coração das tuas filhas, na altura em que ainda te davam muito trabalho (acho que agora dão mais)


Claro que não podia faltar a tua netinha :)
 Um grande xi coração dela também, para a Vovó do seu coração

01 dezembro 2013

Dia Mundial de Luta contra SIDA

Apesar de se comemorar, hoje, o Dia Mundial contra a SIDA, e depois de tantos anos de luta para encontrar uma cura, de luta contra o preconceito, em pleno século XXI, ainda existe o estigma da doença, ainda existe o preconceito contra quem é seropositivo, ou sofre da doença.
Há que abolir preconceitos e estigmas, pois no que diz respeito a doenças, ninguém pode dizer: "desta água não beberei", que será o mesmo que dizer que: "não serei infectado pelo vírus da SIDA".

 

 E, porque é domingo, e porque se inicia um novo mês, o último deste ano, fica aqui, uma música e um ritmo diferente, num dia frio mas cheio de sol.
Pensem que, ninguém é imune a nenhuma doença, mas que há cura para o preconceito, basta querermos. Entretanto...amem sem medo!!!
Riam muito!!!
Abracem ainda mais!!!
E...nunca se esqueçam...OUSEM SER FELIZES!!!

Caminhos cansados…

(foto retirada da net) Será que podemos dizer que trilhamos caminhos cansados? Ou será que somos nós que estamos cansados dos caminhos que t...