08 agosto 2016

Quando os papéis se invertem…


Nós, filhos, estamos habituados a ver-nos, eternamente, como crianças que precisamos que cuidem de nós. E claro que quem melhor para cuidar e tratar de nós que os nossos Pais?
Estamos habituados a que sejam eles que nos levem ao médico, que sejam eles que nos levem ao hospital quando estamos doentes, que cuidem e tratem da gente/filhos e sabe tão bem, não é verdade? Mesmo reclamando, quando não fazem o nosso prato predilecto, ou aquela sobremesa que faziam quando éramos crianças, é bom termos os nossos Pais a cuidarem de nós e eu que o diga, pois foram eles que trataram e cuidaram de mim quando fiz os tratamentos do cancro da mama.
Agora, quando os papeis se invertem e são eles a precisarem de nós? Como nos sentimos?
 Confesso que, mesmo estando, minimamente, preparada para tal, é sempre um choque, quando nossos Pais chegam a nossa casa debilitados, a precisarem fazer exames médicos e termos que ser nós, filhos a marcar os exames, a termos que ser nós, filhos, a termos que ir, com eles ao hospital, em breve, muito breve, fazer os exames e esperar que não seja nada grave.
Entretanto, olhamos para eles, com “olhos de ver” e, pela 1ª vez (se calhar, não será a 1ª vez) reparamos que estão idosos, perderam as forças, e precisam dos filhos.
E, aí, os papéis invertem-se e nós, filhos, estamos preparados para sermos Pais dos nossos Pais?! Penso que nenhum filho está preparado para essa troca, mas ela é feita, mesmo não estando preparados, pois é a Lei da VIDA e seríamos filhos muito ingratos se, na hora em que nossos Pais mais precisam de nós, os abandonássemos, e não cuidássemos deles com o mesmo Amor e Carinho com que eles cuidaram de nós a VIDA toda.
Mas, convenhamos…não estamos preparados para essa inversão de papéis!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...