13 abril 2009

Tempo limite!!!



Luisa estava preocupada, e o seu olhar distante não passou despercebido ao seu marido.
Afinal, 20 anos juntos, é uma vida, é um percurso longo, nem sempre fácil, nem sempre feliz. Mas, apesar disso, consideravam-se um casal realizado, com 2 filhos lindos.
Pedro, com carinho, aproxima-se de Luisa, e pergunta: - que se passa querida? Estás com um ar tão preocupado!
Ela repara, então, que, sem querer, deixou transparecer algo que não queria e, apressadamente, responde: - está tudo bem, são apenas preocupações do trabalho, nada mais.
Bom, tenho que esconder melhor o que se passa – pensou Luisa consigo mesma. E, dirige-se para a cozinha para tratar do jantar.
Nessa noite, Luisa tem um sono perturbado, agitado e as palavras do médico não lhe saem da cabeça.
- Minha senhora, lamento informá-la, mas os exames são conclusivos, tem cancro e tem pouco mais de 3 meses de vida.
Palavras fatidicas que ecoam na sua cabeça. E agora? Como dizer à familia que o tempo dela se esgotou? Tantos projectos, tantos sonhos ainda por realizar e tudo se desmorona.
Acordou alagada em suor, mas, tinha tomado uma decisão. Se eram, somente, 3 meses que lhe restavam, iria aproveitá-los ao máximo, viver nesse tempo o que lhe faltava viver e concretizar, estar com a familia, os amigos e sonhar, continuar a sonhar.
Iria contar à familia o que passava com ela e pedir-lhes que a acompanhassem nesse tempo como ela desejava e assim, seriam essas lembranças que lhes deixaria, com um sorriso de esperança e amor.
Se iria ser fácil? Nem por sombras, mas, seria isso ou deixar-se abater pela doença e pelo tempo que ainda lhe restava.
Conheci a Luisa nessa altura e, se não soubesse o que se passava com ela, diria que era a mulher mais realizada e feliz, com uma vida plena pela frente.
Foi, e será um exemplo de coragem e determinação e, só posso dizer que a atitude dela perante a vida me marcou profundamente,
Todos podemos ter 2 atitudes perante as adversidades da vida…deixarmo-nos vencer por elas e baixarmos os braços, ou…lutarmos até ao último fôlego, com um sorriso de esperança.
Afinal a vida é o que fizermos dela, com as nossas atitudes, nossas decisões, sem esquecermos que…”A Vida também se diz e faz…!!!” e está nas nossas mãos fazer com que ela seja sorridente.
Até já…e…OUSEM SER FELIZES!!! (nem que seja por um breve momento, vale sempre a pena)

5 comentários:

  1. Ás vezes não é fácil...mas será que é assim tão fácil? Dizem que a vida é demasiado séria para ser levada a sério. Será?

    Pare, escute e...olhe.

    ResponderEliminar
  2. Perante uma noticias assim é dificil aproveitar a vida. É em situações dessas que vemos como a vida é tão breve e não nos deveriamos preocupar com ninharias.
    É preciso viver!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não deve ser nada fácil! No entanto, a mensagem que deixas passar é de encorajamento contra as adversidades da vida.

    Bem-hajas!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Grande mensagem para um palco tão curto que é a vida, uma pequena passagem.
    Bjs Zita

    ResponderEliminar
  5. Dizem que "Vale sempre a pena, quando a alma não é pequena!", mas nem quero imaginar uma situação dessas!

    ResponderEliminar

Reencontros ou…partidas da vida?

  (foto de Álvaro Rocho) Há uns dias, reencontrei alguém que não via há 18 anos… Fiquei admirada, pois não esperava esta surpresa da vida,...