28 março 2004

Esperança



De todas as virtudes a esperança é aquela que mais importante é para a vida. Porque sem ela quem se atreveria a começar uma qualquer actividade, a iniciar um qualquer empreendimento? Quem teria a coragem de enfrentar o futuro obscuro, incerto, imprevisível?
……… A vida consiste exactamente nisto, no revelar do possível, no abrir do horizonte do futuro. O horizonte é a vida.
……… A vida é construída sobre a possibilidade de acção no futuro e, por conseguinte, sobre a esperança. A vida, na sua natureza profunda, é acesso à esperança.
……… A esperança provém do desejo. Do desejo de amor, do desejo de nos exprimirmos, do desejo de liberdade. E quanto mais forte é este desejo e, ao mesmo tempo, enraizado, maior é a capacidade da esperança para transfigurar o futuro, de o apresentar radioso, infinitamente desejável. E tem o poder de acalmar o nosso coração, de sossegar as nossas ânsias, de tornar suportável o presente e de reforçar a nossa vontade de lutar para concretizar aquilo que desejamos.
……… O que fazemos quando enfrentamos um problema, quando planeamos uma acção? Imaginamos situações possíveis, situações futuras que desejamos atingir, e exploramos com o pensamento e a imaginação os caminhos para conseguir chegar-lhes. Se não tivéssemos a esperança de poder alcançar a meta, não começaríamos sequer a procura. Nós pensamos no possível porque esperamos podê-lo realizar. A esperança é o alicerce do pensamento.

Excertos do livro “ A Esperança “ de Francesco Alberoni
“Para construir a esperança basta um coração generoso e uma mente livre.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Reencontros ou…partidas da vida?

  (foto de Álvaro Rocho) Há uns dias, reencontrei alguém que não via há 18 anos… Fiquei admirada, pois não esperava esta surpresa da vida,...