01 julho 2006

O regresso


(foto de Zacarias Pereira Da Mata)


"Lá vem a Nau Catrineta
Que tem muito que contar.
Ouvi, agora, Senhores
Uma história de pasmar..."
A Mãe correu à varanda,
Bem longe de imaginar
Que o alarme desejado
Vinha dum cego a cantar:
"Passava mais de ano e dia
Que iam na volta do mar,
Já não tinham que comer,
Já não tinham que manjar..."
A Mãe abriu num soluço
O coração a sangrar,
Porque a sola era tão rija
Que a não podiam tragar...
"Deitam sortes à ventura
Qual se havia de matar".
(A Mãe tinha pão na arca
E não lho podia dar!)
"Logo foi cair a sorte..."
(Que sorte tão singular!).
O gageiro olhava, olhava,
Mas só via céu e mar...
"Alvíssaras, Capitão..."
E o vento a enrodilhar
A voz do homem da gávea
Na do ceguinho a cantar!
"A minha alma é só de Deus,
O corpo dou-o eu ao mar..."
A Mãe, que nada podia,
Já só podia rezar...
"Deu um estoiro o demónio,
Acalmaram vento e mar."
E quando o cego acabou
Estavam em terra a varar...

Miguel Torga, Poemas Ibéricos

4 comentários:

  1. Pouco conheço de Miguel Torga. Só 'Os bichos', também não se pode conhecer tudo. Mas este poema tenho idéia dele.
    fica bem.
    Beijos.
    Manuel

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso de Miguel Torga - este poema mostra ligeiramente o que foi a personalidade dele - triste e bucólico.
    Beijinhos e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Sabias que a primeira peça de teatro a que assisti, teria eu cerca de 9/10 anos, foi esta? A Nau Catrineta... Auto da Barca do Inferno... recordo, como se fora hoje ainda, os actores em plena actuação e vestidos com aquelas roupas esfarrapadas...
    Sabia lá eu, que era do Torga?! Naquele tempo apenas queria saber a história e essa vive ainda hoje no meu imaginário.

    Boa semana, querida amiga
    Bjinhos
    Luís

    ResponderEliminar
  4. De regresso estou eu. Partirei novamente... mas só lá para Setembro :)))))))))))))

    ResponderEliminar

Hoje eu adotei um humano...

Partiu meu coração vê-lo tão sozinho e confuso. De repente vi os seus olhos lacrimejantes enquanto ele olhava para os meus. Então lati com t...