27 setembro 2004

Viagens: partidas, chegadas ou destinos ao acaso?

Na correria do dia a dia partimos apressados para mais uma viagem no comboio da vida.
Na correria do dia a dia chegamos estafados à estação da vida.
Destinos ao acaso? Viagens planeadas? Bilhetes pré comprados? Passes utilitários? Ou simplesmente perdidos em mais uma viagem sem destino e com pressa de chegar a algum lado?
Para onde vamos? O que nos move? O que nos faz escolher um destino e deixar outro para trás? Será que depois do bilhete comprado não podemos recuar? Será que depois de apanharmos aquele comboio, que até nem nos leva onde nós queríamos, teremos opção, teremos nova escolha?
Quem escolhe o destino da viagem? Quem escolhe o trajecto, o percurso? Apanhamos o alfa pendular ou um regional? Quanto tempo demora a viagem? Vamos preparados para os percalços, para os imprevistos?
Somos aventureiros sem destino, sem rumo?
Será que conseguimos um lugar para nos sentarmos? Será que o vizinho que vai ao nosso lado é simpático, não cheira mal, poderemos conversar com ele?
Questões…mais questões…na correria da vida nem temos tempo para questionar para onde nos leva o comboio que apanhamos, nem escolher o percurso ou o comboio e lá vamos nós numa viagem num qualquer comboio regional que leva uma eternidade a fazer a viagem e pára em todas as estações e apeadeiros.
Se não vivêssemos tão apressados, tão cheios de vontade de chegar a lado algum…veríamos que a viagem num qualquer comboio regional nos permite chegar sem pressa, saborear a paisagem, dar “dois dedos” de conversa com o parceiro que vai a nosso lado, nos permite ler o jornal, ler um livro, PENSAR, QUESTIONAR…para onde queremos ir e de que forma queremos fazer a viagem.
- Atenção senhores passageiros, vai dar entrada na linha nº1 o comboio procedente de…e com destino a…não efectua paragens em…e…boa viagem.
Desculpem…não posso escrever mais…meu comboio está a chegar…até outro dia e boa viagem para todos.

angelis

1 comentário:

  1. ola!

    queria te dizer que gostei muito do teu texto! encontrei a tua pagina pesquisando o texto dos anuncios feitos nas estaçaos e nos comboios do portugal, por um texto che estou a escrever!

    saudaçaos,

    geneviève (da belgica)
    www.gemyjamade.blogspot.com

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin