13 agosto 2004

Animais de estimação



Esta é a Blackie, uma cadela que teve a sorte de ser adoptada e de poder viver confortável, com carinho, atenção e cuidados, além de ter muito amor e também o dar sem reservas.

A história dela é igual à de tantos outros animais de estimação deste país. Abandonada…deixada à sua sorte pelos donos que um dia a mimaram, recolheram em casa e lhe deram todo o conforto e atenção.

Mas o que lhe aconteceu? Simplesmente foi abandonada à sua sorte, foi posta na rua. Porquê? Não faço a menor ideia. Saturaram-se de a aturar? Chegou a altura de férias e não a podiam levar? Era um estorvo? Estaria à espera de filhotes (pelo que me disse o veterinário, já teve ninhada de cães)?

Os animais têm direitos, não são brinquedos que se compram e quando nos cansamos deitamos fora, jogamos na rua, no lixo. Os animais que vivem dentro de casa, com os humanos (ditos racionais e inteligentes), não sabem defender-se na rua, não sabem procurar comida, não sabem escapar de um carro, não sabem onde mora o perigo, pois foram protegidos por nós e os habituamos a depender de nós para tudo, água, comida e até para fazerem as suas necessidades fisiológicas.

É justo abandoná-los quando nos cansamos deles? Quando nos prendem? Quando são um estorvo para as nossas férias? Eles não pediram para vir para nossa casa e fazer parte da nossa vida.

Esta é apenas a ponta do icebergue em relação aos animais domésticos e se falarmos nos restantes animais e seus habitats…teríamos aqui pano para conversa interminável.

A Blackie teve a sorte de ser recolhida novamente e de voltar ao conforto do lar. É uma cadela dócil, meiga, carente e traz consigo, no seu olhar as marcas do abandono e dos maus tratos. Ela é a minha companheira de brincadeiras, de mimos após a morte da minha anterior cadela.

É altura de pararmos…é altura de pensarmos…os animais merecem todo o nosso respeito, merecem ser tratados com dignidade. Quem tem um animal de estimação que o estime de verdade…não o abandone ou maltrate...ele é o seu melhor e mais fiel amigo.

E…adoptem um animal…há tantos à espera de um dono…há tantos com um olhar triste…apenas à espera de alguém que o ame…

E não se esqueçam…os animais têm direitos…não lhos tiremos…não temos esse direito.

angelis

Sem comentários:

Enviar um comentário

Reencontros ou…partidas da vida?

  (foto de Álvaro Rocho) Há uns dias, reencontrei alguém que não via há 18 anos… Fiquei admirada, pois não esperava esta surpresa da vida,...