24 agosto 2004

Sabedoria numa caixa de areia

No principio é a Pré, porque ao frequentar um Jardim de Infância uma criança prepara-se para conhecer e conviver com outras crianças.
No principio é a Pré, porque a Educação Pré-Escolar ajuda a criança a desenvolver actividades indispensáveis à formação pessoal e social.
No principio é a Pré, porque é num Jardim de Infância que a criança aprende a interagir com crianças da mesma idade e com crianças de idades diferentes, desenvolvendo actividades em grupo e capacidades criticas.
No principio é a Pré, para que, antes de aprender a ler e a escrever, cada criança possa desenvolver a capacidade de expressar ideias, sentimentos e emoções e sentir o gosto e o prazer de conversar, ouvir histórias e comunicar com os outros.
No principio é a Pré, para que todas as crianças comecem a expressar-se livremente, com criatividade e com imaginação, nas dimensões plástica, musical, dramática e corporal.



Num Jardim de Infância, aprende-se a chamar os outros pelo nome, a saudá-los, a trocar atitudes de ternura e de afecto, a lavar as mãos, a vestir-se e despir-se, a desapertar botões e cordões e a ir sozinho à casa de banho.
Num Jardim de Infância, criam-se amizades, aprende-se a sentir segurança no brincar com os outros e adquire-se a capacidade de falar sobre o que aflige e de ajudar o outro.
Num Jardim de Infância, brinca-se ao faz-de-conta, experimenta-se o movimento do corpo, ganha-se confiança na capacidade física própria e até se aprende a reconhecer sons.
Num Jardim de Infância, cada criança começa a sentir o prazer em manipular materiais diversos, desde lápis de cor, tintas, barros, plasticinas, numa aprendizagem pelo crescente domínio de técnicas de expressão.
Num Jardim de Infância, adquire-se noções de orientação, representação no espaço, quantidade e tempo, e aprende-se a utilizar canções, danças, jogos e dramatizações como veículos de expressão.
Num Jardim de Infância, aprende-se a capacidade de tomar decisões e criam-se hábitos de higiene importantes para uma vida saudável.
Num Jardim de Infância, desenvolve-se o raciocínio lógico matemático, a capacidade de analisar, de comparar, de ordenar e de classificar factos e objectos e a faculdade de organizar mentalmente impressões.
Num Jardim de Infância, observa-se o Mundo das plantas, dos animais e da natureza em geral e educa-se a criança no respeito por tudo o que tem vida, cresce, mexe e exprime.

Muito provavelmente em nome de tudo isto, alguém, um poeta (R. Fulghum), disse um dia que tudo o que precisava de saber tinha aprendido no Jardim de Infância. Mais do que na própria Universidade. “A sabedoria, afinal, não estava no topo de uma montanha chamada Universidade, mas sim na caixa de areia da minha escola”.

Diga, quem tiver coragem para tal, que no Jardim de Infância nada se aprende, que as crianças apenas estão lá por necessidade dos pais.
Digam, quem tiver coragem para tal, isso às crianças que por lá passam, felizes, traquinas e sorridentes e acima de tudo muito orgulhosas da sua “escola” e do que lá aprendem e vivem.
Tudo o que aqui se escreveu é a verdade, a realidade da vida quotidiana do Jardim de Infância…diz-vos isto quem trabalha à 22 anos no Jardim de Infância, quem ri e ainda acredita nos sonhos, que aprende com as crianças a não deixar morrer a criança que um dia já foi, quem dedica a sua vida a estas crianças, em faze-las felizes.
Na véspera da abertura de mais um ano escolar, este é o recado que vos quero deixar a todos, Pais e Encarregados de Educação, vivam e sintam a experiência única de ter um filho(a) no Jardim de Infância, a magia, a ternura, os sonhos…acreditem que vale a pena, é uma época impar e que só se vive uma vez.
Visitem a “escola” dos vossos filhos, participem nas actividades promovidas por ela, sejam agentes activos e participativos na educação dos vossos filhos, valorizem as suas aprendizagens…vale a pena.
E acreditem nos sonhos, nos sorrisos, na ternura e na experiência incrível que é a vivência do Jardim de Infância, pelos vossos filhos tudo, mas tudo vale a pena.


angelis

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