22 abril 2004

Preservação ou exibição das espécies?




A primeira vez que fui ao Jardim Zoológico de Lisboa foi à cerca de 30 anos…poderá parecer muito tempo…mas muitas vezes o passar do tempo é tão relativo.
Ontem, dia 21 de Junho de 2004, levei as crianças com quem trabalho a Lisboa, mais propriamente a fazer uma visita ao Zoo. Encantadas, deliraram com a viagem, a visita ao Zoo, e quando fomos ver a Baia dos Golfinhos…aí foi o delírio completo, e confesso que até eu fiquei rendida a tal espectáculo de beleza e paciência. Completamos a visita com um passeio de teleférico, que nos permitiu ter uma panorâmica geral dos animais, espaços e dimensões do Zoo.
Nessa viagem de teleférico surgiram-me algumas reflexões sobre o que vi. As condições de habitat dos animais eram boas, bem tratados, com espaço suficiente, etc…e via-se que a dedicação de quem lá trabalha é louvável. É preciso um grande esforço para manter um espaço como aquele em perfeitas condições, e muitas vezes, com muito sacrifício. Alguns habitats precisariam de intervenção, mas no geral agradou-me a forma como o Zoo está conservado, e a todos que lá trabalham, pela sua dedicação e coragem, os meus parabéns.
Mas…porque há sempre um mas…fui um pouco mais longe nas minhas reflexões.
Preservamos as espécies mantendo-as em cativeiro? Preservamos as espécies arrancando-as aos seus habitats naturais, ao contacto com os da sua espécie? Preservamos as espécies ao exibi-las tão ostensivamente ao público? Preservamos ou exibimos?
Não digo com isto que devemos extinguir os zoológicos, que não têm a sua utilidade, mas não ficariam melhor em habitats mais naturais?
E se…e se fosse o contrário? Imaginemos por uns segundos que o mundo é governado por animais…e que nós somos metidos em zoológicos para ser preservada a raça humana e as diferentes etnias. Já imaginaram o que sentiríamos? Como nos sentiríamos?
Exibidos, desenraizados dos da nossa espécie, enjaulados, metidos em gaiolas douradas com o pretexto de sermos preservados, com o pretexto de a nossa raça estar em vias de extinção? Caricato? Talvez… possível? Claro que fica em aberto…
Reflictamos um pouco…o que estamos a fazer? Temos o direito de o fazer, só porque somos humanos, racionais e inteligentes e dominamos o mundo?
Ontem dei alegria às crianças com quem trabalho, dei-lhes a oportunidade de verem algo diferente, mas também me permitiu reflectir, deixar em aberto estas considerações que partilho convosco.
Preservamos ou exibimos? O que estamos a fazer ao reino animal?

Angelis

Sem comentários:

Enviar um comentário

Reencontros ou…partidas da vida?

  (foto de Álvaro Rocho) Há uns dias, reencontrei alguém que não via há 18 anos… Fiquei admirada, pois não esperava esta surpresa da vida,...